Ator e palestrante. Nasceu no Rio de Janeiro, cidade onde foi criado e onde começou sua atuação na carreira artística como rapper.
Em dramaturgia, estreou sua carreira no filme “Tropa de Elite” (vencedor do Urso de Ouro 2008) e “Tropa de Elite 2”, ambos dirigidos por José Padilha e lançados respectivamente nos anos de 2007 e 2010. Por conta de sua atuação como o personagem Mathias em “Tropa de Elite” ganhou diversos prêmios: Melhor Ator Revelação de Cinema 2007 por “Tropa de Elite” – Prêmio Qualidade Brasil, Melhor Ator Coadjuvante eleito pelo Voto popular e pelo Juri oficial na 3ª Edição do Prêmio Contigo de Cinema Nacional 2007 e Melhor Ator do Ano de 2007 conferido pelo Troféu Raça Negra da Afrobras (Federação das Religiões Afro-Brasileiras). Em 2010, novamente recebeu o prêmio de Melhor Ator do Ano – Troféu Raça Negra e, em 2013, o Troféu Top of Business Nacional.
Outras produções em cinema vieram na sequência: “Última Parada 174”, dirigido em 2008 por Bruno Barreto e o longa “Trash – A Esperança vem do lixo”, dirigido por Stephen Daldry e lançado em 2014. Protagonizado por André Ramiro e dirigido por Fernando Negrovsk, o curta metragem “Nocaute” foi selecionado para dois festivais em 2015: o 8º Los Angeles Brazilian Film
Dani Guimarães.
atRIZ • 27/09/1994 • 1,63
Apaixonada por artes e música, Dani concluiu sua formação superior nas faculdades CAL em Artes Cênicas e em Marketing pela IBMR. Estudou Teatro Musical na escola de teatro Rei Ator no Centro Cultural Suassuna de 2005 a 2007. Passou um tempo em Londres estudando inglês na escola Malvern House em 2013, tendo fluência em inglês.
Em 2005, aos 10 anos fez seu primeiro musical Pintando Sete no Teatro Laura Alvim (RJ) e a partir daí começou a estudar se dedicando inteiramente ao teatro. No ano de 2011 protagonizou o musical Cinderela de Gato e Sapato, com direção de Alessandro Do Valle .
Seu primeiro contato com o audiovisual foi na novela Laços de Família, onde fez uma pequena participação com apenas 5 anos. A partir daí Dani integrou o elenco de novelas da Rede Globo: Belíssima, Malhação – Seu Lugar no Mundo, Totalmente Demais (personagem Tainá), Haja Coração (personagem Heather), e RockyStory (personagem Jéssica). Esteve também como a personagem Teresa na novela Balacobaco, da Record TV em 2012. Ainda na TV a atriz participou do seriado Tapas e Beijos e das séries Justiça e Os Dias Eram Assim.
Em 2011 foi coroada Miss São Paulo Juvenil e Miss Brasil Juvenil.
Durante 4 anos (2012 a 2016) foi assistente de palco e cantora no programa Esquenta. E antes de se tornar assistente de palco de Tiago Leifert, Dani foi backing vocal no The Voice Brasil (2017/2018) e na mesma função participou do programa Popstar (2017), ambas produções da Rede Globo.
No cinema participou do longa-metragem Depois a Louca Sou Eu, dirigido por Julia Rezende em 2019.
Dani integrou o elenco da novela A Dona do Pedaço como a personal Lygia que trabalhava na academia Welldone e filmará um longa independente com a direção de Gustavo Coelho Moretzsohn.