Ator e palestrante. Nasceu no Rio de Janeiro, cidade onde foi criado e onde começou sua atuação na carreira artística como rapper.
Em dramaturgia, estreou sua carreira no filme “Tropa de Elite” (vencedor do Urso de Ouro 2008) e “Tropa de Elite 2”, ambos dirigidos por José Padilha e lançados respectivamente nos anos de 2007 e 2010. Por conta de sua atuação como o personagem Mathias em “Tropa de Elite” ganhou diversos prêmios: Melhor Ator Revelação de Cinema 2007 por “Tropa de Elite” – Prêmio Qualidade Brasil, Melhor Ator Coadjuvante eleito pelo Voto popular e pelo Juri oficial na 3ª Edição do Prêmio Contigo de Cinema Nacional 2007 e Melhor Ator do Ano de 2007 conferido pelo Troféu Raça Negra da Afrobras (Federação das Religiões Afro-Brasileiras). Em 2010, novamente recebeu o prêmio de Melhor Ator do Ano – Troféu Raça Negra e, em 2013, o Troféu Top of Business Nacional.
Outras produções em cinema vieram na sequência: “Última Parada 174”, dirigido em 2008 por Bruno Barreto e o longa “Trash – A Esperança vem do lixo”, dirigido por Stephen Daldry e lançado em 2014. Protagonizado por André Ramiro e dirigido por Fernando Negrovsk, o curta metragem “Nocaute” foi selecionado para dois festivais em 2015: o 8º Los Angeles Brazilian Film
júlia Horta.
atRIZ • 22/01/1991 • 1,61
Nascida em Brasília, a atriz é bacharel em Interpretação Teatral pela UnB – Universidade de Brasília.
Trabalhou com teatro na capital desde seus 15 anos pela Cia Neia e Nando de Teatro Infantil e aos 21 entrou no grupo “TPM - Teatro Por Mulheres”. Com o grupo, apresentou os espetáculos “Primeiro Encontro” em 2011 e “Que tal um Encontro” em 2012. Em 2013 foi premiada como Melhor Atriz, pelo FeCuca – Festival de Curtas Universitários da UnB, com o curta metragem “Crisálida”. Em 2014 se uniu ao Teatro Pandego, com pesquisa de Simone Reis, Doutora em Artes Cênicas pela Victoria University Melbourne. Com o grupo apresentou a montagem “A Boba”, que foi contemplada pelo Caravana Cênica, festival itinerante da UnB e que seguiu turnê pelo Centro Oeste do Brasil. Em 2015 se formou na UnB e criou o grupo de improviso Saída Sul, ao lado das atrizes Luana Proença, Marina Lima, Julieta Zarza e Nanda Rocha.
Em 2016 mudou-se para o Rio de Janeiro e integrou o núcleo de pesquisa Brecha, ministrado por Patrick Sampaio. Na capital atuou nos espetáculos “Perto do Coração Selvagem”, dirigido por Delson Antunes e “Cavar um buraco não ver o Buraco”, escrita e dirigida pela poeta Maria Isabel Iorio e por João Paulo Madureira.
Escreveu e atuou no espetáculo “Essa Coisa que a gente não sabe o que é, mas desconfia” ao lado das artistas Júlia Portes e Raira Machado, dirigidas por Ignacio Aldunate. Em 2017 participou do Prêmio Multishow de Humor.
Em 2019 protagonizou a série “Amor dos Outros”, com direção de Alexandre Mello, com lançamento previsto pelo canal CineBrasilTV da SKY.