Ator e palestrante. Nasceu no Rio de Janeiro, cidade onde foi criado e onde começou sua atuação na carreira artística como rapper.
Em dramaturgia, estreou sua carreira no filme “Tropa de Elite” (vencedor do Urso de Ouro 2008) e “Tropa de Elite 2”, ambos dirigidos por José Padilha e lançados respectivamente nos anos de 2007 e 2010. Por conta de sua atuação como o personagem Mathias em “Tropa de Elite” ganhou diversos prêmios: Melhor Ator Revelação de Cinema 2007 por “Tropa de Elite” – Prêmio Qualidade Brasil, Melhor Ator Coadjuvante eleito pelo Voto popular e pelo Juri oficial na 3ª Edição do Prêmio Contigo de Cinema Nacional 2007 e Melhor Ator do Ano de 2007 conferido pelo Troféu Raça Negra da Afrobras (Federação das Religiões Afro-Brasileiras). Em 2010, novamente recebeu o prêmio de Melhor Ator do Ano – Troféu Raça Negra e, em 2013, o Troféu Top of Business Nacional.
Outras produções em cinema vieram na sequência: “Última Parada 174”, dirigido em 2008 por Bruno Barreto e o longa “Trash – A Esperança vem do lixo”, dirigido por Stephen Daldry e lançado em 2014. Protagonizado por André Ramiro e dirigido por Fernando Negrovsk, o curta metragem “Nocaute” foi selecionado para dois festivais em 2015: o 8º Los Angeles Brazilian Film
Kadu Garcia.
ator • 18/06/1976 • 1,87
Estreia no teatro profissional em 1996 sob a direção de Sura Berditchevsky, com quem estudou improvisação durante quatro anos, no espetáculo “Diário de um Adolescente Hipocondríaco”.
No ano seguinte estreia “Baunilha e Trioleto”, direção de André Paes Leme, com quem desenvolveu intensa pesquisa sobre o teatro narrativo, gerando mais três espetáculos: “Belazarte Me Contou...” – a partir de três contos de Mario de Andrade – “Os Dois Menécmos” e protagonizou, ao lado de Carolina Kasting e Georgiana Góes, “Engraçadinha, seus amores e seus pecados”, de Nelson Rodrigues, no papel de Silvio.
Foi dirigido por Amir Haddad, Ivan Sugahara, Isabel Cavalcanti, Marilia Martins, Elza de Andrade, Dani Barros, Vinicius Arneiro, somando mais de 20 espetáculos ao longo dos anos. Com Aderbal Freire-Filho, atuou em “Vianinha conta o Último Combate do Homem Comum” (2014) e “A Paz Perpétua” (2016).
Sócio diretor da produtora Saravá Cacilda Projetos Culturais, atuou e produziu “Galápagos” – vencedor do prêmio Shell 2014 na categoria melhor texto, e “Procópio”, que realizou sua terceira temporada carioca em julho de 2019.
Na TV, fez participações nas séries “DPA – Detetives do Prédio Azul” para o canal Gloob e “Um Belo Dia” para o Canal Brasil. Na série “Sob Pressão”, com direção de Mini Kerti e Andrucha Waddington, fez uma
participação especial com os personagens palhaço Doutorto e Ricardo, no décimo episódio da 2ª temporada. Em novelas, “Deus Salve o Rei” como Caleb e “A Dona do Pedaço” como Ubiratan, ambas na TV Globo.
No cinema integrou o elenco de “Montanha Russa”, longa de Vinicius Reis, e “Minha Mãe é uma Peça 3”, direção de Susana Garcia.
Palhaço desde 2005, quando integrou o elenco carioca da ONG Doutores da Alegria. Em 2009 fundou o grupo Roda Gigante, onde pesquisa a linguagem do palhaço através da interface saúde e educação, atuando em hospitais parceiros, além de ministrar oficinas para estudantes e profissionais da saúde e prestar assessoria em arte educação para Associação Brasileira de Educação Médica – ABEM.
Professor de Artes Cênicas desde 2005 nos últimos 13 anos, integrou o corpo docente dos cursos de bacharelado em atuação na UniverCidade e na Faculdade Cândido Mendes. Atualmente faz parte do quadro de docentes da Faculdade Cesgranrio no curso de Teatro.